Plantão | Publicada em 28/04/2010 às 02h05m
APCARACAS - O presidente da Venezuela, Hugo Cháves, ordenou o controle da área onde estão os depósitos e escritórios das Empresas Polar, a maior produtora de alimentos do país.
Um decreto ordenando a aquisição da área foi assinado por Chávez na terça-feira, e é seu último passo antes de desapropriação na cidade de Barquisimeto.
Empresas Polar, que fabrica de maionese à cerveja, pediu à Suprema Corte para anular a planejada desapropriação e permitir que suas operações continuem.
A prefeita Amalia Saes, aliada de Chávez, ordenou a desapropriação em março, alegando que a área poderia ser usada para habitação.
Chávez advertiu o presidente da Empresas Polar, Lorenzo Mendoza, um dos homens mais ricos do país, que o governo poderia também decretar a desapropriação de outra empresa do grupo.
- Diga a seus advogados para ficarem calmos. Não me provoquem. Você tem uma abundância de coisas - disse Chávez se referindo a fábricas e lojas.
Chávez acusou anteriormente a Polar de não respeitar o controle de preços em gêneros alimentícios básicos ao produzir menos estes itens, o que a empresa nega.