07/10/09 - 09h46 - Atualizado em 07/10/09 - 10h35
Mensagem criada por golpistas é enviada em nome do G1.
Segundo o texto, vídeo mostra ‘claramente’ o responsável pelo crime.
Golpistas da internet espalharam recentemente uma mensagem fraudulenta, em nome do G1, que promete um vídeo com imagens do homem que teria estuprado e matado uma garota de 13 anos. O e-mail com título “G1 comunicado importante” tem características típicas de fraudes virtuais: além dos erros de grafia e pontuação, o link oferecido aos internautas aponta para um endereço desconhecido, que nada tem a ver com o do site de notícias.
A mensagem diz é possível ver o criminoso no vídeo e pede que os leitores colaborem com a Polícia Federal, denunciando o paradeiro do homem que estuprou e matou uma adolescente chamada Camila. Ainda segundo o texto, a família da vítima e as autoridades oferecem dinheiro em troca de informações sobre o paradeiro do homem.
Erros de pontuação, de grafia e abreviações são marcas registradas dos textos de golpistas virtuais. (Foto: Reprodução )
Golpes desse tipo são chamados de phishing scam (entenda aqui como funciona). Com essa tática, golpistas enviam e-mails sugerindo que os internautas baixem programas, cliquem em links ou visitem sites maliciosos. Quando seguem a sugestão, as vítimas em potencial infectam seus computadores com programas geralmente desenvolvidos para o roubo de informações financeiras.
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59
Fale com o Ministério
disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900 Sphere: Related Content