ROBERTO MADUREIRA
da Agência Folha
Um caminhão emprestado por um parque temático se tornou fundamental para equipes de busca a sobreviventes das chuvas no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Batizado de "anfíbio" pelos bombeiros, o veículo do Beto Carreiro World foi o único que conseguiu entrar em uma região remota do Morro do Baú, próximo a Ilhota (112 km de Florianópolis), local com mais incidentes desde a retomada das chuvas, no último dia 27.
Segundo o Corpo de Bombeiros, uma mulher de 86 anos e a filha, de 50 anos, puderam ser salvas na semana passada por conta dos atributos do veículo.
Divulgação |
Usado em resgates, o "anfíbio" é o 1º de 20 caminhões que serão preparados para integrar uma espécie de safári do parque em 2011 |
"Como ele é muito alto, ultrapassou locais onde nem tratores avançaram. Caso não tivesse passado, certamente teríamos mais mortes", afirmou Johnny Coelho, comandante do grupo Bombeiros Voluntários da Penha.
Segundo o gerente de marketing do parque, Victor Hugo Loth, o caminhão é adaptado com rodas e pneus mais altos que o comum, tem o motor blindado contra água e detritos e tração nas quatro rodas.
O "anfíbio" é o primeiro de 20 caminhões semelhantes que serão preparados para integrar uma espécie de safári que o parque deve lançar em 2011. A adaptação do caminhão custou R$ 180 mil. O veículo é o mesmo que, em novembro, levou cerca de dez toneladas de alimentos, cobertores e roupas para vítimas da chuva nas cidades de Ilhota, Luis Alves e Gaspar.
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59
Fale com o Ministério
disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900 Sphere: Related Content