Plantão | Publicada em 28/09/2009 às 08h35m
O GloboRIO - Entusiasmado com as conquistas do encontro do G-20 na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que não há mais "nenhum dono da verdade" no mundo. Segundo ele, todos os atores agora negociam as melhores alternativas a serem adotadas para enfrentar os desafios mundiais.
- O que está acontecendo de novo no mundo é que não tem mais nenhum dono da verdade. Todo mundo senta à mesa, com muita humildade, querendo aprender, querendo saber como é que vai fazer para lidar com a crise econômica, para lidar com o sistema financeiro, redefinir o papel do Estado, e isso eu acho que é o que explica o sucesso do G-20 - disse Lula, em seu programa semanal "Café com o Presidente".
Lula voltou a comemorar a consagração do G-20 como fórum para discutir a questão econômica mundial, na conclusão do encontro das 20 maiores economias mundiais em Pittsburgh, nos Estados Unidos, na semana passada.
- É o G-20 na prática substituindo o G-8. Essa foi a primeira grande conquista - afirmou.
As outras conquistas, segundo ele, foram o aumento da participação dos países emergentes no Fundo Monetário Internacional (FMI) e no Banco Mundial.
O presidente comentou ainda a Segunda Cúpula dos Países da América do Sul com os Países da África, em Isla Margarita, na Venezuela.
- Acho que essa união entre América do Sul e África é uma coisa extremamente rica, para a mudança da geografia comercial e para a mudança da geografia política. Quem viver mais alguns anos vai perceber que vai mudar a situação da governança mundial - destacou.
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59
Fale com o Ministério
disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900 Sphere: Related Content