O líder do movimento que apoia o presidente deposto Manuel Zelaya, em Honduras, Rafael Alegria, disse a ÉPOCA que conta com o apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Via Campesina no Brasil, que teriam até prometido ajuda financeira à "resistência" (como é chamado o grupo favorável a Zelaya). Porém, segundo Alegria, o dinheiro das organizações brasileiras não chegou. “Disseram que mandariam. Para mim não chegou nada. A não ser que vocês tenham recebido alguma coisa”, afirmou, enquanto olhava e sorria para manifestantes que acompanhavam a entrevista. “Não temos (dinheiro) nem para a água”, disse.
Alegria comandou, nesta segunda-feira (28), manifestação em Tegucigalpa, desafiando o decreto do governo interino de Roberto Micheletti, que estabelece o “estado de sítio” em Honduras. Um das medidas do decreto proíbe a realização de protestos. Centenas de pessoas se reuniram em frente à Universidade Pedagógica Francisco Morazan desde as oito da manhã. Os manifestantes foram cercados por aproximadamente 250 policiais do batalhão de operações especiais.
Apesar do clima tenso, não houve embate entre a polícia e os manifestantes. No local, formou-se um grande comércio informal. Havia lenços para serem utilizados caso a polícia lançasse gás contra os manifestantes, chapéus parecidos ao de Manuel Zelaya, CDs e imagens de Che Guevara, milho assado, água e refrigerantes. Alegria disse que organizará protestos todos os dias.
Como os principais canais de comunicação da oposição foram fechados, desde o decreto de ontem, simpatizantes de Zelaya usavam o carro de som para propagar que uma rádio (Cadena Mi Gente) de El Salvador, país vizinho, está transmitindo informações de interesse dos apoiadores de Zelaya
No entanto, a assessoria afirma que o MST participa, juntamente com outras entidades brasileiras e latino-americanas, de uma campanha de arrecadação de fundos para os camponeses organizados na Via Campesina que participam da resistência democrática em Honduras.
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59
Fale com o Ministério
disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900 Sphere: Related Content