Por Danielle Chaves
Londres - A British Petroleum (BP) anunciou que fez uma descoberta gigante de petróleo em um poço profundo no Golfo do México, área onde a companhia britânica já é o maior produtor individual após uma série de grandes descobertas. O poço é operado pela BP, que tem 62% de participação, em conjunto com a Petrobras, com 20%, e a ConocoPhillips, com 18%.
"Uma avaliação será necessária para determinar o tamanho e a comercialidade da descoberta", afirmou a BP em comunicado. Segundo a companhia, a descoberta anunciada hoje é maior do que a feita na mesma área geológica em 2006, chamada Kaskida, que contém cerca de 3 bilhões de barris equivalentes de petróleo. No entanto, nem todo esse óleo será recuperável.
O petróleo descoberto em Tiber é leve, o que dá a ele potencial para uma maior taxa de recuperação, disse um porta-voz da companhia. O analista do ING Jason Kenney observou que cerca de 25% do petróleo tem mostrado ser recuperável em outros campos no Golfo do México.
O poço Tiber, que fica a 250 milhas (402 km) de Houston, no Texas (Estados Unidos), foi perfurado até uma profundidade total de 10.685 metros, "o que o torna um dos poços mais profundos já perfurados pela indústria de petróleo e gás", disse a companhia britânica.
A produção líquida da BP no Golfo do México é de cerca de 400 mil barris por dia, mas poderá subir para 650 mil barris por dia nos próximos 15 anos se Kaskida e Tiber forem desenvolvidos. A BP está avaliando outras estruturas na área próxima às descobertas e está animada com as perspectivas, acrescentou o porta-voz da empresa. As informações são da Dow Jones.
Fale com o Ministério
disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900 Sphere: Related Content