O MISTÉRIO DA ESTRADA DE SINTRA (Brasil/ Portugal, 2007)
Por Celso Sabadin
Confesso que tenho dificuldades em ver filmes falados em português de Portugal. Primeiro porque muitas palavras se perdem na pronúncia; segundo porque fico esperando a piada... E nem sempre ela existe. Em O Mistério da Estrada de Sintra não foi diferente. Dei algumas gargalhadas em momentos que não tinham a menor graça, só imaginando a piada que nunca vinha. E o filme nem é uma comédia.
Tudo acontece em 1870, quando os escritores Eça de Queirós (Ivo Canelas) e Ramalho Ortigão (António Cerdeira) escrevem um folhetim romântico-policial a quatro mãos para um jornal local, que o publica em capítulos. Cada um escreve uma parte, dando asas à imaginação e, aos poucos, transformando a obra numa rasgada "novela mexicana". Porém, um poderoso conde português começa a ameaçar Eça de Queirós, dizendo que ele está difamando a história de sua família. Eça, por sua vez, rebate dizendo que tudo não passa de mera invenção dos autores e nada tem a ver com a vida real. O conflito se estabelece e ficção e realidade começam a se confundir.
A boa idéia de misturar elementos ficcionais e documentais das vidas dos escritores, mesclando-as com a ação passada propriamente dentro do folhetim, é fortemente prejudicada por uma direção de estilo over e televisivo, que esbarra na linguagem exagerada de algumas telenovelas latinas. Tal estilo seria até justificável - e, por que não, divertido - nas cenas que são as transposições do folhetim em si, mas, quando se percebe que o erro permeia todo o filme, O Mistério da Estrada de Sintra se torna desinteressante e falso.
Co-produzido por Portugal e Brasil, alguns atores conhecidos do nosso público participam do elenco, como Giselle Itiê (na verdade, mexicana, mas atuando por aqui) e Flávio Galvão.
Direção: Jorge Paixão da Costa
Roteiro: Tiago Borralho, Mário Botequilha, Newton Cannito, Jorge Paixão da Costa,
Nuno Vaz.
Elenco: Ivo Canelas, António Cerdeira, Bruna Di Tullio, Rogério Samora, José Pedro Vasconcelos, Gisele Itié, Flávio Galvão, James Weber-Brown, Nicolau Breyner.
Horários:
19/10 (sexta-feira) - HSBC Belas Artes 2 - 17h (Sessão 71)
22/10 (segunda-feira) - Cine Bombril 2 - 20h40 (Sessão 314)
25/10 (quinta-feira) - Unibanco Arteplex 4 - 17h30 (Sessão 534)
sábado, 19 de julho de 2008
O MISTÉRIO DA ESTRADA DE SINTRA
Marcadores:
EÇA DE QUEIROZ,
José Maria Eça de Queiroz
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário