Medida foi adotada por prédio da Zona Norte da capital.
Especialista em condomínios tira dúvidas dos telespectadores do SPTV.
O pagamento da taxa condominal é um assunto delicado que requer cuidados redobrados da administração do condomínio, já que há uma série de regras previstas em lei e na própria convenção que devem ser respeitadas. O quadro “Meu condomínio tem solução”, do SPTV, mostrou nesta quarta-feira (4) dois condomínios em diferentes regiões da cidade de São Paulo que tratam a dívida dos condôminos de forma diferente.
Na Zona Norte de São Paulo, no Parque São Domingos, a regra é outra: o morador em débito pode ter o abastecimento de água reduzido em até 80% até que os valores sejam pagos ao condomínio. A decisão foi aprovada em assembleia e só é possível porque cada apartamento tem um hidrômetro particular.
A síndica e o subsíndico dizem que a medida foi um sucesso. Em cinco anos, a inadimplência é bem menor - caiu de 35% para 5%. ( podendo encher o rabo dos sindicos de grana a vontade! alguem já viu o dinheiro da divida paga? diminiu a mensalidade ? )
Em um condomínio em Cidade Líder, na Zona Leste, moram 504 famílias. O condomínio custa R$ 300. Entretanto, 60 apartamentos estão com o pagamento atrasado. “A gente tem uma arrecadação e ela diminui. A gente tem que pagar as dívidas que são fixas”, conta a síndica, Patrícia Benetti.
Por causa dos inadimplentes, quem está com o condomínio em dia corre o risco de pagar uma taxa extra, o rateio. Além disso, algumas obras de melhoria ficam paradas. “A gente tem outros custos. Temos serviços terceirizados e tudo tem que ser pago em primeiro lugar. As obras ficam para depois”, fala o subsíndico Paulo Policárpio Roque.
Para tentar reduzir a inadimplência, a administração tenta encontrar soluções. “Eu e o grupo gestor viramos a madrugada tentando achar soluções de economia. Em um ano, a gente conseguiu reduzir em 42%. Ainda é alto, mas reduzimos com plantões, chamadas em elevadores”, relata a síndica.
O condomínio também leva um advogado para negociar com os endividados. Quem não acerta as dívidas não pode usar os quiosques com churrasqueira, salão de festas e academia. “Já que você não paga, porque você vai dar uma festa? Se tem dinheiro para isso, paga o condomínio”, reclama a aposentada Nancy Almeida de Oliveira. (claro porque quem tá fudido não tem direito a nada , VC ESTA MORTO PARA O MUNDO , O ALUGUEL DO SALÃO JÁ É QUeSTIONAVEL , VC COMPROU OU ALUGOU O IMOVEL COM O SALÃO MAS TEM QUE PAGAR PRA USAR, SE A FAMILIA QUER DAR UMA FESTA PARA UMA CRIANÇA COM BOLO E GUARANA NÃO PODE , PQ VC É PoBRE E DEVEDOR TEM QUE QUEIMAR NO MARMORE DO INFERNO , SEGUNDO ESSA APOSENTADA QUE DEVE TER AMI$$$ADE COm $$$INDICO, depois um infeliz mata num assalto uma velha dessa a gente ainda tem pena! Ai está o preconceito escancarado com quem já está ferrado, isso pode ou gera processo com direito a indenização?, ai essa velha vai se encolher e dizer que é uma pobre aposentada ... o mundo dá voltas e até as pedras se encontram )
( a primeira providencia de ex sindico é sumir para esconder o que ganhou $$$$$ durante a gestão , muito raro o sindico honesto e que permanece onde foi sindico, pode procurar ! O cara ganha super faturando tudo : reformas , pinturas, contratação de pessoal , aqueles panfletos que aparecem de pizzaria e etc... ele , o sindico, cobra e não é pouco ,para deixar o pessoal por na sua porta, e vai longe o quanto essa nova profissão ganha por fora , um escandalo!)
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário