05 de maio de 2010
Os candidatos à Presidência das Filipinas nas eleições da próxima segunda-feira Benigno Aquino e Joseph Estrada pediram hoje a substituição de urnas eletrônicas por cédulas de papel após a detecção de falhas nas máquinas.
O senador Benigno Aquino, mais conhecido como "Ninoy", favorito ao cargo presidencial de acordo com as pesquisas, pediu à Comissão Eleitoral que se prepare para uma apuração manual diante do risco de que os problemas técnicos continuem.
"Exigimos à Comissão Eleitoral que apresente seu plano de contingência porque cada adiamento aumenta o risco de produzir uma crise desastrosa por um vazio de poder", advertiu Aquino, segundo a emissora GMA.
O candidato do Partido Liberal minimizou a importância da demora em se divulgar o resultado caso se use a apuração manual porque "o importante é a integridade do processo e do resultado final".
Por sua vez, o ex-presidente Estrada, que está em terceiro lugar em quase todas as pesquisas, defendeu a apuração manual "antes de confiar em máquinas que leem os votos de forma inexata", Estrada, deposto em 2001, não se mostrou contrário a um adiamento de dez ou 15 dias do pleito caso fosse necessário para garantir a segurança do sistema.
Outros candidatos também se opuseram à apuração eletrônica depois de um porta-voz do Governo advertir ontem sobre a possibilidade de se adiar as eleições caso seja necessário retirar e configurar novamente as memórias de mais de 82,2 mil urnas eletrônicas.
Apesar dos pedidos dos candidatos, a Comissão Eleitoral anunciou hoje que continuará com o plano de realizar as eleições com urnas eletrônicas, as primeiras da história das Filipinas.