da Folha Online
O Procon-SP estabeleceu como prazo até esta quarta-feira (20) para que a Telefônica explique por escrito quais foram os motivos da pane registrada com o serviço de banda larga Speedy nesta semana. Com base nesses dados, o órgão vai determinar ações sobre o assunto.
Entretanto, de acordo com o Procon, a empresa pode pedir um novo prazo para os esclarecimentos, que pode ser concedido ou não. Não há uma punição estipulada para o caso de a Telefônica não responder à notificação da instituição, feita nesta terça-feira (19). Procurada pela reportagem, a empresa ainda não se pronunciou sobre o assunto.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) também anunciou que está investigando as causas da pane. A Telefônica afirma que desde a noite de segunda-feira (18) não detectou mais "instabilidades" no serviço, mas ainda ontem provedores que usam o sistema da empresa relatavam problemas na conexão.
A Telefônica diz que, desde às 23h40 de segunda-feira, não foram verificadas "novas instabilidades na infraestrutura de suporte ao acesso à internet". A empresa confirma problemas em três períodos, das 12h30 às 14h55, das 16h15 às 18h e das 20h30 às 23h40.
A operadora diz que vai descontar da fatura dos clientes o valor referente às horas em que o problema ocorreu.
No começo do mês passado, o serviço da operadora sofreu uma pane que durou ao menos seis dias, mas a Telefônica ofereceu aos usuários o abatimento de 12 horas no valor da conexão. O Procon não concorda com essa medida e ainda discute com a empresa uma outra forma de compensar os consumidores.
A Telefônica liderou, pelo terceiro ano consecutivo, o ranking de reclamações fundamentadas pelo Procon em 2008 na cidade de São Paulo. A empresa de telefonia recebeu 3.615 reclamações. Ao todo, 2.839 empresas foram alvos de 27.747 reclamações fundamentadas no ano passado.
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Procon-SP quer explicações sobre a pane no Speedy ainda hoje
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TECNOLOGIA
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