VITOR MORENO
Colaboração para a Folha Online
Os servidores públicos municipais de Campinas (93 km a noroeste de São Paulo) devem entrar em greve por tempo indeterminado a partir da 0h desta quarta-feira (20). De acordo com o STMC (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Campinas), não houve acordo nas negociações com a prefeitura.
Segundo Jadirson Tadeu Paranatinga, coordenador geral do SMTC, os servidores querem 18,7%, entre reposição de perdas com a inflação e aumento real nos salários. Além disso, a pauta de reivindicações inclui aumento do vale alimentação e melhores condições de trabalho.
Após três rodadas de negociação, a prefeitura ofereceu 3% de reajuste. Após a reunião, que ocorreu na quinta-feira (14), os empregados fizeram uma assembleia e decidiram pela greve.
Lei de Responsabilidade Fiscal
De acordo com Francisco de Lagos, coordenador de comunicação da prefeitura, o percentual oferecido é o máximo que a administração municipal pode oferecer sem ultrapassar o limite de alerta da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).
Caso a prefeitura descumpra a LRF, o prefeito pode ser responsabilizado criminalmente e ficam suspensas as transferências de recursos da União.
Segundo Lagos, a prefeitura está convocando reuniões em todas as secretarias para explicar a situação e tentar que a adesão seja a menor possível. De acordo com o coordenador, a prefeitura já conseguiu liminares na Justiça para proibir que piquetes impeçam os funcionários que queiram trabalhar de entrar nos prédios públicos.
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário