Esportivo tem autonomia para 325 quilômetros.
Baterias levam 6 horas para carregarem completamente.
Lotus Elise 100% elétrico supera os 220 km/h (Foto: Divulgação)
O Lotus Elise cor de laranja, equipado com um sistema 100% elétrico, é o “cartão de visitas” da empresa norte-americana Detroit Electric, especializada em adaptar motores elétricos em carros de produção em série.
O esportivo inglês tem um motor elétrico com 200 cavalos de potência, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos e superar os 220 km/h de velocidade máxima. Para se ter uma idéia do desempenho, um motor elétrico gera 5 cavalos de potência para cada quilo de peso – enquanto um motor a combustão comum gera, em média, dez
Baterias têm autonomia para 325 quilômetros (Foto: Divulgação)
vezes menos (0,5 cavalos por cada quilo de peso).
As baterias de íons de lítio do Elise têm autonomia para 325 quilômetros (aproximadamente 300 quilômetros com o ar-condicionado ligado) e levam 6 horas para serem carregadas totalmente em uma tomada comum de 220 volts. Mas com um carregador rápido, esse procedimento cai para apenas 15 minutos. A vida útil das baterias é, em média, de 200 mil quilômetros.
Um dos maiores diferenciais do
powertrain desenvolvido pela Detroit Electric é a manutenção do câmbio original de fábrica dos carros. Além de garantir um bom desempenho, a medida preserva toda a estrutura mecânica dos carros, logicamente, com a exceção do motor a combustão. Com isso, a maior parte da manutenção pode ser feita por qualquer mecânico capacitado.
Além do “cartão de visitas”, a Detroit Electric excursiona pelo mundo demonstrando seus carros mais acessíveis. A empresa conversa com três montadoras – uma americana, uma alemã e outra malaia (a Proton, subsidiária da Mitisubishi) – para fechar um acordo e colocar no mercado mundial o primeiro veículo 100% elétrico em 18 meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário