16/05/2011 - 07h24
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DE SÃO PAULO
A estação Pinheiros, da linha 4-amarela do metrô de São Paulo, entrou em operação às 4h40 desta segunda-feira. A estação fica localizada na marginal Pinheiros e faz integração com a linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Ela fica na rua Capri, zona oeste da cidade.
A conclusão das obras de instalação da passarela sobre a marginal Pinheiros que vai ligar as duas linhas está prevista para este semestre. O horário de funcionamento de toda a linha 4 do metrô é das 4h40 às 15h.
A passarela que vai permitir a interligação entre o metrô e a linha 9-esmeralda da CPTM ainda não será inaugurada hoje. A previsão é que a obra só fique pronta no mês que vem, o que deve triplicar o número de usuários da linha 4-amarela -passará para 240 mil pessoas por dia. A estação não contará com bicicletário e integração com o terminal de ônibus local, ainda em obras.
Rubens Cavallari-14.abr.2011/Folhapress | ||
Estação Pinheiros da linha 4-amarela do metrô, que estará já está aberta ao público; moradores aprovam |
A partir da integração com a linha 9-esmeralda da CPTM, o funcionamento passará a ser das 4h40 à meia-noite, promete a companhia.
A linha 4, a primeira em São Paulo operada pela iniciativa privada (pelo grupo ViaQuatro), acumula atrasos. Ela, que consta dos planos do Metrô há quatro décadas, foi prometida nos anos 90.
Foi durante a construção da estação Pinheiros que houve o desabamento do canteiro de obras, provocando a morte de sete pessoas em janeiro de 2007 e abrindo uma cratera no local.
O contrato das obras foi firmado só no último mandato de Alckmin, para ser concluída até 2008. Em seguida, sua primeira fase foi empurrada para 2009 e 2010.
Quando for entregue, terá 12,8 km e seis estações. A segunda fase, prometida agora para até 2014, prevê mais cinco pontos de parada.
METRÔ : Linha 4 - Amarela
Sem integração, Estação Pinheiros do Metrô abre hoje
A Estação Pinheiros da Linha 4-amarela do Metrô de São Paulo começa a operar hoje, às 10h, com projeto que prioriza tecnologia. No entanto, a inauguração não terá itens que facilitariam a vida do usuário, como a integração com a Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o terminal de ônibus anexo, banheiros públicos, sinal de celular e wireless (internet sem fio). O local também é o mesmo onde uma cratera em 2007 matou sete pessoas, na maior tragédia já registrada no Metrô.
A estação, cuja plataforma fica 33 metros abaixo do nível da rua, o equivalente a um prédio de dez andares, funcionará de segunda a sexta-feira, das 4h40 às 15h. Usuários que quiserem transferência para a CPTM terão de pagar mais R$ 2,90 - a promessa de "integração improvisada" feita em abril pelo secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, foi inviabilizada pela ViaQuatro, concessionária responsável pela operação da linha.
O "improviso" daria aos passageiros do Metrô tíquete para embarcar de graça na CPTM - e vice versa - até construção da passarela que permitirá integrar os sistemas. A transferência gratuita só deve começar em 30 de junho. O gestor de atendimento da ViaQuatro, José Luiz Bastos, diz que usuários terão opção de descer na Estação Cidade Universitária da CPTM e usar a Ponte Orca, que faz transporte de ônibus até a Estação Vila Madalena da Linha 2-Verde do Metrô.
Já a integração com o Terminal Intermodal Pinheiros, projetado pela Prefeitura, não tem prazo. A obra faz parte da revitalização do Largo da Batata e estava prevista para dezembro. Mas o canteiro de obras, ao lado da estação de Metrô, na Rua Capri, está vazio. A SP Obras informou que a retomada do projeto deve ocorrer no segundo semestre. A conclusão levará mais de um ano. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.Sphere: Related Content
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