Estudo quentíssimo, que acaba de ser publicado no periódico científico British Journal of Nutrition, mostra que a semente do linho é capaz de garantir a beleza da pele. Os estudiosos alemães recrutaram 45 mulheres para o trabalho. O grupo foi dividido em 3 turmas, sendo que uma delas recebeu a linhaça. Os pesquisadores observaram que, entre essas voluntárias, a cútis estava mais hidratada e viçosa. A suspeita é de que alguns compostos do grão, sobretudo o ômega-3, atuem nas membranas celulares, deixando-as mais permeáveis e alterando o fluxo sanguíneo, o que só contribui para a integridade da epiderme.
Não bastasse esse benefício, que começa a ser desvendado, a linhaça já é bastante conhecida pela atuação contra tumores como o de mama e por controlar os níveis de colesterol.
Dicas para tirar proveito máximo
Para extrair todas as riquezas do alimento, você deve aquecê-lo. É que o calor altera o formato de algumas proteínas que poderiam atrapalhar a absorção de nutrientes. A sugestão é deixar a linhaça no forno por 15 minutos em fogo baixo. Mas, se ela for usada na preparação de pães ou biscoitos, não precisa passar por esse processo.
Outro segredo é triturar a semente. Por isso o liqüidificador é um excelente aliado. A medida é necessária porque a casca é bastante resistente e pode passar intacta pelo aparelho digestivo. Inteira, ela impede a liberação de substâncias benéficas. Mas, atenção: tem que bater e comer logo, pois as sementes são muito suscetíveis à oxidação.
domingo, 12 de outubro de 2008
Linhaça para a pele
Marcadores:
SAÚDE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário