Idéia facílima de executar. Quer ver só?
Receita de Brigadeiro com Recheio de Morango
Ingredientes:
1 caixa de morangos (repare bem nos morangos antes de comprar porque os que não estiverem realmente perfeitos não poderão ser usados)1 lata de leite condensado (do bom, sem economias neste ingrediente!)
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de cacau em pó (ele vai deixar o brigadeiro mais pretinho e com um sabor mais forte, mas pode também fazer com chocolate em pó. Achocolatado só em últimas circunstâncias)
Chocolate granulado
Modo de preparo:
Lave os morangos delicadamente, sem tirar os cabinhos. Seque um por um muito bem. Depois de secar, seque mais uma vez!! É que não pode ficar nem um pouco úmido. Também não pode ter nenhum machucado no morango senão o brigadeiro não vai colar nele.Coloque na panela, em fogo baixo, o leite condensado, a manteiga e o cacau em pó. Mexe o tempo todo até que, uns 10 minutos depois, o brigadeiro solte do fundo da panela. Você vai entender o que é “soltar do fundo” quando isso acontecer.
Você também pode usar alguma das várias receitas de brigadeiro que eu já dei aqui, sem problemas!
Também pode fazer o brigadeiro branco, fica uma delícia (eu até prefiro)! É só não colocar o cacau em pó.
Despeje o brigadeiro em um prato fundo untado (lambuzado) com manteiga e deixe esfriar. Só depois de frio é que você vai poder usar.
Passe um pouco de manteiga na mão para fazer bolinhas de brigadeiro (repito: só depois de frio e com os morangos super secos). Use uma colher pequena para tirar pequenas quantidades.
Faça bolinhas bem pequenas para morangos pequenos e maiores para morangos grandes.
Para cobrir os morangos, segure-o com uma mão pelo cabinho com cuidado. Com a outra mão, amasse a bolinha na ponta do morango e vá esticando para que ele abra e cubra as laterais.
Não tem como ficar muito perfeito e quanto mais você manusear, mais errado vai dar! Estique delicadamente até onde der e pronto. Uns vão ficar mais cobertos do que os os outros. Com a prática você pega o jeito e, enquanto dá errado, você vai comendo! (Acho que nem precisava ter dito isso, né? É uma regra básica na confecção de brigadeiros.)
Não faça movimentos pesados senão o cabinho não vai resistir, é por ele que o morango está sendo sustentado, lembra?
Tenha sempre um papel-toalha por perto para limpar suas mãos porque você certamente vai fazer uma melequeira e vai acabar sujando as lindas e verdes folhinhas.
Ainda segurando o morango pelo cabinho, passe-o pelo granulado (que você vai ter colocado em um prato fundo para isso) e, depois de bem coberto, deixe-o em uma travessa ou onde quer que você queira colocar os bombons de brigadeiro prontos.
É só isso!!
Conserve-os em geladeira. Eles devem ser consumidos em até 24 horas.
Bon Appétit!
Brigadeiro de Ovomaltine
Receita de brigadeiro de Ovomaltine
Ingredientes:
1 lata de leite condensado de boa qualidade4 colheres (sopa) de ovomaltine (pode usar o crocante mesmo, que também vai servir para confeitar)
30 g de chocolate meio amargo (essa quantidade é aproximada, corresponde a uma fileira inteira de quadradinhos da barra de chocolate – fileira do lado menor, você sabe.)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
Ovomaltine crocante para confeitar
Modo de preparo:
Em uma panela antiaderente (sempre melhor antiaderente), coloque o leite condensado, a manteiga e o ovomaltine. Mexa em fogo baixo até ficar bem ralinho. Acrescente o chocolate e continue mexendo para que ele derreta e se misture completamente até que não consiga mais vê-lo.Continue mexendo em fogo baixo. Vai demorar uns 10 minutos até que ele fique encorpado. Quando começar a borbulhar e então soltar do fundo da panela, está no ponto.
Eu sei que “soltar do fundo da panela” costuma ser um mistério para muita gente. O segredo é perceber que a massa do brigadeiro solta do fundo a ponto de parecer que está flutuando dentro da panela. É como se entrasse uma camada de ar por baixo dela.
Desligue o fogo e passe para um prato untado com manteiga. Deixe esfriar.
Depois de frio, use uma colherzinha para tirar quantidades iguais para enrolar. Suas mãos devem estar com manteiga para o brigadeiro não grudar.
Vá passando as bolinhas para um prato fundo com o Ovomaltine crocante. Não encha o prato todo para poder movimentar as bolinhas. Use um garfo para ajudar a virar pra lá e pra cá sem deformá-las.
Passe para as forminhas e está pronto!
Brigadeiro de Alpino
A bolinha da vez é o novo achocolatado Alpino, que acaba de ser lançado. Quando bati o olho nele, eu disse: você, você, você…
Sensacional!! O resultado é um brigadeiro super consistente e leve ao mesmo tempo. Mais um para a minha coleção de “inexplicáveis”. O último que fiz aqui, o brigadeiro com gema de ovo caipira, é mais difícil fazer e dá preguiça, eu sei, mas este é tão fácil quanto todos os outros e você não tem desculpa para não experimentar.
Receita de Brigadeiro de Achocolatado Alpino
Ingredientes:
1 lata de leite condensado de boa qualidade1 colher (sopa) de manteiga sem sal (alguém disse “margarina” aqui? Hã.)
2 colheres (sopa) de achocolatado Alpino, bem cheias
Modo de Preparo:
Em uma panela, misture todos os ingredientes. Leve ao fogo baixo e mexa o tempo todo para não empelotar.Se você for um bom fazedor de brigadeiro de panela, vai notar que essa receita tem algo de diferente porque ele vai grudar menos no fundo.
Vá mexendo até dar ponto. Para quem não sabe, o ponto do brigadeiro é quando ele solta do fundo da panela. Solta mesmo, parece que ele fica escorregando quando você mexe, sem grudar no fundo.
Esse brigadeiro fica tão consistente que você poderia fazer bolinhas com ele ainda quente, para ter uma idéia! Apesar disso ser possível, espere esfriar para enrolar com mais facilidade ainda.
Com o brigadeiro frio, bezunte as mãos com um pouco da manteiga e vá fazendo bolinhas, usando uma colher pequena para retirar porções iguais.
Passe as bolinhas no confeito que desejar e coloque-as em forminhas para ficar bonito!
Na verdade verdadeira, meu conselho é comer de colher pelo menos na primeira vez em que estiver preparando este brigadeiro, porque é bom-de-mais e você merece colheradas imediatas do mais puro prazer. Deixa para fazer bonito da segunda vez em diante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário