[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Maioria dos leitores do site do GLOBO prefere o caça F-18, dos EUA


O Globo

RIO - A maioria dos leitores do site do GLOBO prefere que o governo brasileiro opte pela compra do modelo americano de caças, o F-18. Em enquete, para 42% dos internautas, cerca de 360 votos, a proposta dos americanas é melhor do que as dos franceses (Rafale), suecos (Gripen) e russos (Su-35). A compra dos caças Su-35foi descartada nesta terça-feira pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim.

O sueco Gripen está em segundo na preferência dos leitores, com 31% dos votos (cerca de 260 votos), seguido pelo francês Rafale, com 18% (cerca de 155 votos), e pelo russo Su-35, com 8% (cerca de 70 votos).

(Vote: Qual o modelo de caças que o governo deve comprar para a FAB?)

A notícia de que a presidente Dilma Rousseff havia decidido suspender o processo de escolha dos aviões de combate da Força Aérea Brasileira (FAB) e, consequentemente, abrir a porta para outros concorrentes - além dos três que já vinham participando do processo - chegou a animar os russos, que esperavam entrar no páreo com um jato de quinta geração: o Su-35, tido como o mais moderno do mundo.

Até deixar o governo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva alegava que preferia os caças franceses porque a Rafale incluiu no pacote de venda a promessa de transferir toda a tecnologia de produção dos aviões. No entanto, a Boeing chegou a assegurar transferência de tecnologia.


Jobim descarta entrada da Rússia na licitação dos caças

25 de janeiro de 2011 | 12h 59

REUTERS

A Rússia não irá participar da licitação da Força Aérea Brasileira (FAB) para a compra de caças, que se arrasta por anos e cujo processo será retomado no atual governo, disse o ministro da Defesa, Nelson Jobim, nesta terça-feira.

Segundo ele, apenas as três empresas que foram anteriormente habilitadas (Boeing, Saab e Dassault) poderão continuar na disputa.

Jobim lembrou que os russos não foram qualificados em fases anteriores do processo.

"Não tem isso não (de Rússia entrar). Os únicos que estão disputando são os três, os americanos com a Boeing, a sueca Saab e a Dassault francesa. Os russos foram desqualificados lá atrás, no começo do processo", disse Jobim a jornalistas após participar da cerimônia de inauguração de uma agência do Banco do Brasil no Complexo do Alemão.

A norte-americana Boeing concorre com o avião F-18 Super Hornet, enquanto a sueca Saab ofereceu o Gripen NG e a francesa Dassault entrou com o Rafale.

Ele acrescentou que não há nenhuma decisão ou deliberação da presidente Dilma Rousseff para incluir novas empresas na licitação.

"Isso foi algo dito por vocês (da imprensa). Não tem nenhuma deliberação nesse sentido. Não há fundamento".

Ele frisou que a partir da escolha do fabricante dos caças, o processo de aquisição poderá levar mais um ano.

"Uma vez decidido pela solução, há mais, no mínimo, 12 meses de negociações, que são complexas, que envolvem a transferência de tecnologia, os offsets (compensações) diretos e indiretos, e o contrato financeiro, que define a forma como isso será negociado".

Jobim espera que a definição do fabricante vencedor saia ainda em 2011.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: