Depois de mais de 10 anos de promessas, será inaugurado neste sábado o canteiro de obras da construção da Linha 4 do metrô, que liga a Zona Sul à Barra da Tijuca. A primeira parte do trajeto já está resolvida: sai da Gávea para a Barra atravessando a Pedra da Gávea, pelo Maciço da Tijuca.
"A passagem pelo maciço rochoso terá custo e duração bem menores que as alternativas estudadas", garantiu o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes. "Esta é uma dívida que o Estado tem com a sociedade, uma licitação que vem desde 1994, com sucessivos adiamentos", emendou.
A Concessionária Rio-Barra, que detém o contrato de construção da Linha 4, já tem licença da prefeitura e do Instituto Estadual do Ambiente para o início das obras, o que inclui a autorização para instalar 168 pontos de sondagem para avaliar o solo que será escavado.
A primeira estação, Jardim Oceânico, ficará localizada no canteiro central da Avenida Armando Lombardi, em frente ao Shopping Barra Point.
Da estação inicial, a nova linha seguirá subterrânea até atravessar a pista da Av. Armando Lombardi, na altura da Igreja São Francisco de Paula, onde subirá em elevado até encontrar o Maciço da Tijuca. Para isso, será construída uma ponte metroviária, de 350 metros, sobre o Canal da Joatinga, a 15 m do nível do canal.
O canteiro de obras que será instalado num terreno da Comlurb, às 9h de amanhã, vai servir de base de apoio a toda essa primeira etapa da construção. No local, será instalado um estande onde os moradores poderão obter informações e esclarecer dúvidas. Não haverá alterações no trânsito.
Neste primeiro momento, os especialistas querem identificar as características do solo onde serão escavados os túneis no trecho entre o Jardim Oceânico e a Gávea. A estação em São Conrado deve ficar localizada na altura da Rua General Olímpio Mourão Filho, onde ficam um supermercado e um posto de gasolina.
A Secretaria Estadual de Transportes espera finalizar esta etapa de sondagem nos próximos três meses, para, logo a seguir, dar início às obras físicas e às escavações. Para esta primeira etapa, o governo do Estado tem garantido R$ 100 milhões de recursos próprios.
Parque Nacional da Tijuca pede contrapartidas
O diretor do Parque Nacional da Tijuca, Bernardo Issa, adiantou que envia hoje à Secretaria de Transportes o relatório de aprovação do trecho Barra-Gávea. "Pedimos algumas contrapartidas, como a construção de muro na comunidade do Morro do Banco (que tem avançado na área protegida do parque), medidas para conservação de espécies ameaçadas e melhorias nas áreas de controle de acesso da Pedra Bonita e da Pedra da Gávea, como construção de muro e guarita e pavimento das ruas", detalhou Issa, que antecipa que vai haver uma estação na Praça Santos Dumont, na Gávea.
O trecho de Ipanema até a Gávea ainda não está aprovado. A obra toda ficará pronta até junho de 2016, beneficiando cerca de 240 mil passageiros por dia.