[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Na cidade do apagão, 600 mil turistas são esperados no réveillon

Com ou sem energia elétrica, a Riotur divulgou nesta quinta-feira uma estimativa do número de turistas que a cidade do Rio de Janeiro vai receber na alta temporada que começa em dezembro. Para o reveillon são esperados 621 mil visitantes. Para o carnaval, a expectativa é de 730 mil.

E durante o verão inteiro, 2,5 milhões de turistas devem passar pelo Rio. Vamos torcer para que, até lá, a situação da falta de luz já tenha melhorado.


Especialista diz que aumento de consumo não justifica apagão

O RJTV entrevistou dois especialistas em energia elétrica para ouvir a opinião deles sobre os apagões dos últimos dias na capital.










Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que fiscaliza as empresas distribuidoras de energia em todo o Brasil, o tempo máximo aceitável para que uma cidade fique sem luz é de cinco horas, em média, por mês. O índice da Light é abaixo disso, pelo menos até o mês de outubro.

Nesta quinta-feira, a equipe de reportagem do RJTV procurou dois especialistas. Veja o que eles disseram:

“Eu gostaria de destacar um possível aumento de consumo acima do previsto, incentivado pelo próprio governo, que reduziu a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da linha branca e fez com que a sociedade comprasse mais ar-condiconado e geladeira. Conjugado com o aumento da temperatura dos últimos dias, isso significando que, além de as pessoas terem comprado, elas estão usando esses aparelhos”, observou o professor de Engenharia Glauco Taranto, da Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

“Essa desculpa da sobrecarga pode, eventualmente, ser justificável. Agora, essa desculpa não pode ser utilizada com frequência. Um aumento de carga que provocasse o desligamento de algum equipamento só pode ser permitido se for um evento totalmente inimaginável. Agora, um crescimento de carga como agora, quando estamos passando do inverno para o verão, é uma previsão normal”, afirmou o professor de Instalações Elétricas Luiz Sebastião Costa, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

A equipe de produção do RJTV voltou a procurar a Light para que eles pudessem falar sobre o que disseram os especialistas, mas até o início da noite desta quinta-feira eles não retornaram as ligações.


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters