A escola Sara Castelhano Kleinkauf, em Guaraciaba, foi destruída com o vento |
A Defesa Civil confirmou nesta quarta-feira que um tornado atingiu a cidade de Guaraciaba, em Santa Catarina, e causou destruição e duas mortes na cidade na terça-feira. Segundo a corporação, estima-se que os ventos causados pelo fenômeno chegaram a 200 km/h. A cidade está em estado de calamidade pública
A Polícia Militar (PM) enviou um helicóptero com remédios, água e comida para ajudar os afetados pelo temporal em Guaraciaba. A equipe que chegará ao município vai avaliar ainda a necessidade de mais uma aeronave com ajuda.
Dez mil edificações danificadas
Balanço da Defesa Civil indica que 10.102 edificações foram danificadas pelo temporal que atingiu o Estado na terça-feira. Os danos vão desde casas destelhadas até prédios completamente destruídos pelos ventos.
Em um dos casos, o ginásio da única escola de Guaraciaba teve o telhado arrancado inteiro pelo vento. As paredes do prédio desabaram e atingiram o colégio. A Defesa Civil contabiliza ainda 83003 pessoas afetadas pelos ventos e chuva, 1152 desabrigadas, 5862 desalojadas, 138 feridas e quatro mortas.
Sete cidades estão em situação de emergência: Dionísio Cerqueira, Ipuaçu, Santa Terezinha do Progresso, Schroeder, São Domingos, Vargem Bonita e Vargeão.
Fale com o Ministério
disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900 Sphere: Related Content