[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 28 de abril de 2009

Médicos alertam para cuidados com a tireoide


Publicada em 27/04/2009 às 14h41m

O Globo

RIO - Ela pesa de 15g a 30g, fica perto do gogó em frente à traqueia e tem o formato de escudo ou borboleta. Apesar de pequena em relação a outras partes do corpo, a glândula tireoide é essencial para o funcionamento de órgãos vitais, como cérebro, coração, fígado e rins, como mostra reportagem de Antônio Marinho no jornal O Globo. Mas nem sempre recebe a devida importância na consulta clínica.

Queixas de coração acelerado, irritação, ansiedade, perda de apetite ou excesso de peso, queda de cabelo, fraqueza muscular e das unhas, por exemplo, podem ter origem no mau funcionamento da tireoide. A importância do exame da glândula é um dos temas do XIII Congresso Latino-Americano de Tireoide, que começa nesta sexta-feira em Gramado (RS). Médicos criticam ainda fórmulas emagrecedoras manipuladas e vendidas sem controle. Elas contêm hormônios tireoidianos que causam sérios danos.

" Muitas dessas fórmulas, às vezes sem conhecimento do próprio paciente, levam hormônios tireoidianos que são maléficos. Inexiste indicação de usar o hormônio tireoidiano para tratar obesidade (M. Vaisman) "

A principal função da glândula é produzir e armazenar hormônios (T3, triiodotironina, e T4, tiroxina). Eles têm importância para a regulação do ciclo menstrual, a fertilidade, a memória, a concentração e o humor. Quando a glândula se torna muito ativa, ocorre o hipertireoidismo. Se produz hormônio em quantidade insuficiente, há o hipo. Cada uma dessas alterações tem sintomas distintos, com efeitos nocivos. Daí o perigo de consumir fórmulas para emagrecer.

- Muitas dessas fórmulas, às vezes sem conhecimento do próprio paciente, levam hormônios tireoidianos que são maléficos. Inexiste indicação de usar o hormônio tireoidiano para tratar obesidade. Ele deve ser indicado no hipotireoidismo - alerta Mario Vaisman, professor titular da UFRJ e membro de corpo editorial da revista "Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia".

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: