País tem 10 casos confirmados e 53 sob investigação, diz ministra.
Organização Mundial da Saúde conta 114 vítimas e 8 mortes pelo mundo.
A Espanha confirmou seu primeiro caso de gripe suína em uma pessoa que não esteve recentemente no México, foco da doença, informou nesta quarta-feira (29) a ministra da Saúde da Espanha, Trinidad Jiménez.
A Espanha tem 10 casos confirmados e outros 53 sob investigação. Até agora, todos eram de pessoas que estiveram recentemente no México.
Os seis casos confimados nesta quarta são todos da Catalunha, disse a ministra em audiência no Parlamento.
A transmissão da doença para uma pessoa que não esteve no foco da epidemia, como a ocorrida agora na Espanha, aumenta o temor de que ela se transforme em uma pandemia , com alcance mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde. Até agora, a OMS confirma 114 casos da doença em 11 países, com 7 mortes no México e 1 nos EUA .
De máscara, passageira espanhola vinda da Cidade do México espera seus parentes nesta quarta-feira (29) no aeroporto de Barajas, em Madri. (Foto: AP)
'Nova gripe'
O Ministério da Saúde da Espanha alterou em seu site a denominação de "gripe suína" por "nova gripe" seguindo as recomendações da Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia).
O organismo europeu considera que a doença causada pelo vírus A/H1N1 não deveria ser chamada de gripe suína, porque não foi detectada em animais, o que poderia estar causando danos desnecessários ao setor suíno.
A Comissão Europeia recomenda que se chame a doença de "nova gripe", para evitar consequências "desastrosas e injustificadas" na indústria suína, sobretudo no período de crise atual.
No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) mantém por enquanto a denominação de gripe suína.
O medo de um possível contágio fez com que três pessoas que pretendiam voar hoje de Madri para Barcelona se negassem a embarcar no mesmo avião em que estavam passageiros que acabavam de chegar de Cancún, no México.
Fontes do aeroporto disseram à Agência Efe que os três passageiros protestaram perante o balcão da companhia aérea pelo fato de não terem sido informados de tal circunstância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário