[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Rice levará documento de cessar-fogo à Geórgia, diz Sarkozy


14/08 - 15:42 - Reuters

BREGANÇON, França (Reuters) - A secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, pedirá na sexta-feira ao presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili, que assine um documento de cessar-fogo capaz de permitir a retirada dos soldados russos, afirmou o presidente francês, Nicolas Sarkozy. Soldados e veículos blindados da Rússia locomoviam-se dentro e ao redor de ao menos três cidades georgianas na quinta-feira, ignorando a exigência norte-americana de respeito à integridade territorial da Geórgia.

Os governos russo e georgiano haviam aceitado, um dia antes, um plano de paz proposto por Sarkozy.

'Ela (Rice) levará alguns documentos que tornarão possível consolidar o cessar-fogo', afirmou o presidente francês a repórteres, depois de reunir-se com a secretária de Estado na residência de verão da Presidência da França.

Rice fez uma escala ali durante sua viagem para a Geórgia, onde deve encontrar-se com Saakashvili.

'Se, amanhã, o senhor Saakashvili assinar o documento que negociamos com o senhor Medvedev (Dmitry Medvedev, presidente da Rússia), então a retirada das forças russas pode iniciar-se', disse Sarkozy.

O líder francês não deixou claro se o documento era o plano de seis pontos aceito por Saakashvili e Medvedev ou algum outro texto. O presidente georgiano afirmou na quarta-feira que o acordo de paz não precisava da assinatura dele.

As Forças Armadas russas ocuparam algumas partes da Geórgia depois de terem rechaçado o ataque georgiano da semana passada contra o pequeno território separatista da Ossétia do Sul, pró-Rússia.

Segundo Sarkozy, o cessar-fogo era frágil, mas a situação melhorava na área do conflito. Rice repetiu a exigência norte-americana de que a Rússia retire seus soldados do território georgiano.

'Os Estados Unidos da América defendem com veemência a integridade territorial da Geórgia. Chegou a hora de essa crise terminar', afirmou.

'O presidente russo disse que suas operações militares haviam cessado. Esperamos que ele cumpra sua palavra e que as operações militares cessem'.

O ministro francês das Relações Exteriores, Bernard Kouchner, também conversou sobre o documento de cessar-fogo com seu colega russo, Sergei Lavrov, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia na quinta-feira. No diálogo, os russos insistiram na necessidade de o governo georgiano assinar o plano de seis pontos.

'Frisou-se que o documento deveria ser, ao final, assinado pelo lado georgiano, conforme acertado em Moscou. O ministro francês garantiu que a França trabalha para garantir isso', disse a chancelaria em um comunicado.

No documento, o governo russo ainda conclamou todos os envolvidos a respeitarem o acordo de cessar-fogo.

(Reportagem de Pierre Thebault e David Alexander; reportagem adicional de Conor Sweeney, em Moscou)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: