[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 3 de junho de 2008

GM vai fechar 4 fábricas na América do Norte e pode vender a Hummer

03/06/2008 - 11h40

da Associated Press, em Wilmington (EUA)
da Folha Online

A GM (General Motors) informou nesta terça-feira que fechará quatro fábricas localizadas na América do Norte que são especializadas na produção de caminhonetes e SUVs (utilitários esportivos).

Segundo a empresa, o fechamento tem a ver com a mudança da estratégia da empresa, que agora contempla fabricar em maior quantidade veículos menores e híbridos.

As fábricas que serão fechadas são as de Moraine (Ohio, Estados Unidos), Janesville (Wisconsin, Estados Unidos), Oshawa (Ontario, Canadá) e Toluca (México).

O executivo-chefe da GM, Rick Wagoner, disse ainda que, diante dessa mudança, fará alterações na marca de SUVs Hummer. Seu foco será revisto ou, se isso não for viável, a marca poderá ser vendida.

A empresa está tomando uma série de medidas "para responder à demanda crescente de veículos eficientes em termos de combustível e aos desafios econômicos e de mercado na América do Norte", afirmou a GM, a maior construtora mundial de automóveis.

Wagoner disse, em reunião com acionistas, que um novo carro de pequenas dimensões será fabricado na planta de Lordstown (Ohio, Estados Unidos), enquanto que o Chevy Volt --carro elétrico desenvolvido pela empresa-- será fabricado em Detroit.

Segundo o executivo, a mudança é decorrente da venda cada vez menor de caminhonetes e SUVs devido à alta dos combustíveis. Como carros menores consomem menos combustível, estão vendendo mais.

O fechamento das quatro fábricas gerará a demissão de cerca de 2,5 mil pessoas.

Sobre o Volt, Wagoner disse que o Conselho de Administração da empresa aprovou o calendário de produção do carro elétrico, que deverá aparecer nas concessionárias americanas a partir do final de 2010.

Hummer

A Hummer deverá passar por uma "revisão estratégica da marca" para "determinar se ela se encaixa no portfolio da GM", explicou o executivo.

"Neste ponto, nós consideramos todas as opções para a marca Hummer. Tudo desde uma completa completa da linha de produtos até a venda completa ou parcial da marca", disse.

A linha de SUVs Hummer --caracterizados por terem a aparência de veículo militar-- virou moda nos Estados Unidos no final da década de 1990, mas assim como os demais veículos da categoria sofre com a queda nas vendas.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: